PublicidadeTaça RCO

02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em Pinhaliznho, são cerca de 50 crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
02/04/2024, 13:43
Atualizado há 21 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS)  (Foto: Unifec/ONU)O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) (Foto: Unifec/ONU)

O dia 2 de abril é lembrado pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O objetivo é levar informações à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Em Pinhalzinho, a Secretaria Municipal da Educação conta com equipe Multiprofissional, que auxilia estudantes e famílias; ainda oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos que fazem parte da educação inclusiva.

Conforme a psicóloga, Kamila Andressa Rabuske, são em torno de 50 crianças e adolescentes com o TEA – a maioria deles, está matriculado na rede municipal de ensino. 

“São serviços para o desenvolvimento de habilidades para os estudantes que fazem parte da educação inclusiva. Além disso, deste o ano passado desenvolvemos um projeto chamado Laços de Afeto, que é um grupo de suporte e de informações aos pais e responsáveis de crianças com o transtorno do espectro autista. A maior parte desses 50 estudantes está na rede municipal de ensino”, disse. 

Relacionadas: