Irati, no Oeste de Santa Catarina, se destaca pelo alto nível de ocupação entre a população em idade produtiva. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes a 2022, 76,6% das pessoas com 14 anos ou mais estavam empregadas no município, colocando Irati em quinto lugar no ranking nacional.
O índice de ocupação é um indicador que mede a proporção de pessoas ocupadas entre a população com 14 anos ou mais. No país, apenas 50 municípios apresentaram nível de ocupação igual ou superior a 70%. Entre os cinco com maiores índices estão Fernando de Noronha (PE), Vila Maria (RS), Serra Nova Dourada (MT), Nova Serrana (MG) e Irati (SC).
No cenário catarinense, além de Irati, outros municípios também se destacam. São Martinho aparece com 71,67%, Pinhalzinho com 69,89% e São Ludgero com 69,65%. Nova Erechim, com 66,21%, integra a lista dos 20 municípios do estado com maior proporção de pessoas empregadas, reforçando o bom desempenho do Oeste catarinense.
O levantamento ainda mostra que 330 municípios do país registraram níveis iguais ou inferiores a 30%, indicando uma elevada taxa de desocupação em diversas regiões.