O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano. Segundo o ministro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética nacional e a modicidade tarifária, princípio que garante tarifas justas aos consumidores.
“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou Silveira.
Durante entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro, Silveira destacou que o Brasil depende naturalmente de suas hidrelétricas, que garantem estabilidade ao sistema.
“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas”, afirmou.
Com isso, o governo afasta novamente a possibilidade de retomada do horário de verão — medida que, em décadas anteriores, era adotada como forma de economizar energia durante os meses de maior consumo.