
Um tema que reflete as transformações na área contábil e seus impactos diretos em empresas e cidadãos será destaque nesta quarta-feira (15), em Chapecó. O debate sobre “Reforma tributária no agro e o impacto da inteligência artificial na contabilidade” integra a programação do Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont), que ocorre a partir das 19h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
Promovido a cada dois anos pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), o evento é realizado em parceria com instituições de ensino superior da região, como Uceff Faculdades, Unoesc Chapecó, Unochapecó e Unopar. Considerado o maior encontro voltado aos estudantes de contabilidade do oeste catarinense, o Erccont busca fortalecer a classe contábil e aproximar acadêmicos, profissionais e instituições.
Nesta 7ª edição, a programação inclui uma mesa redonda com a contadora e pesquisadora Justine Arruda e o especialista em tecnologia Marcos Luiz. A proposta é discutir como as mudanças tributárias e o avanço das tecnologias estão redefinindo o papel do contador, especialmente no agronegócio, setor estratégico para a economia brasileira e regional.
A integração entre conhecimento técnico, inovação tecnológica e análise estratégica será um dos pontos centrais do debate. Segundo o diretor de eventos do Sindicont, Valdecir Gubiani, o encontro tem como objetivo trazer temas atuais e relevantes tanto para a formação acadêmica quanto para a atuação profissional.
A expectativa é reunir estudantes, professores e profissionais da área contábil em mais uma edição voltada à troca de conhecimentos e experiências. Neste ano, o evento conta com apoio da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) e de empresas parceiras, reforçando o compromisso com a qualificação do setor.
As inscrições seguem abertas até esta terça-feira (14), ao meio-dia, pelo site sindicontcco.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 99124-9017.











