Aeroporto de Pinhalzinho entra no Plano Aeroportuário do Estado
Secretário Beto Martins fez o comunicado durante entrevista no programa Radar
A cada dia que se passa o sonho de tirar do papel a construção do aeroporto de Pinhalzinho fica mais próximo. Na manhã desta quarta-feira (04) o Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, informou durante o programa Radar da RCO que a Capital da Amizade entrou na lista de investimentos aéreos do estado.
O local de pouso e decolagem já existe em Pinhalzinho desde a década de 70, com uma pista de chão batido. Neste ano, lideranças, empresários e o prefeito Mário Afonso Woitexem do entregaram para o secretário os projetos e a solicitação de investimentos para que a cidade passe a figurar no plano aeroportuário do estado.
“O primeiro pedido feito por eles já foi atendido, que era inserir o aeroporto de Pinhalzinho no plano aeroviário de Santa Catarina. Agora com o tempo ele vai receber a visita dos técnicos e através dos estudos serão definidas as prioridades de investimentos, pois trabalhamos com planejamento”, relata o secretário.
A iniciativa contemplará, uma cerca patrimonial além da área de segurança - definida a partir do centro da pista, com um raio de 20 km; a ocupação é monitorada para evitar a presença de edificações, atrativos ou animais que afetem ou limitem as operações - e a torre de controle - que presta auxílio nas decolagens e nos pousos, na movimentação de aeronaves.