Autoridades debatem sobre melhorias no aeroporto de Chapecó
Local teve um aumento de aproximadamente 20% na movimentação em 2024
Na última terça-feira (10) foi realizada em Brasília uma audiência pública na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional para debater as condições do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó. O encontro reuniu autoridades e especialistas para discutir os desafios e as soluções necessárias para a ampliação e modernização do principal terminal aéreo do oeste catarinense.
Durante a audiência foi destacada a importância estratégica do aeroporto para toda a região sul. O local de pousos e decolagens é um dos mais movimentados do estado e atende não apenas Santa Catarina, mas também parte do Rio Grande do Sul e Paraná.
A reunião foi solicitada e coordenada pela deputada federal Daniela Reinehr (PL), que comenta sobre a busca por melhorias,
"Foi um requerimento feito por mim, onde nós tratamos a respeito das condições do aeroporto de Chapecó e da necessidade de investimentos para uma infraestrutura mais adequada para atender melhor a população que necessita do aeroporto. A gente sabe que a falta de obras frustra potenciais investimentos, frustra desenvolvimento, frustra qualidade de vida de todos nós. Tivemos uma excelente audiência pública e logo iremos trazer mais notícias, não é uma solução mágica, mas a gente tem sim grandes possibilidades e vamos correr atrás de todas elas", disse a parlamentar.
Só em 2024 a movimentação no local aumentou aproximadamente 20%, porém o aeroporto ainda sofre na questão de infraestrutura, mesmo após as reformas de melhorias e ampliação. A sinalização da pista do é um dos principais temas tratados. Por ser um local com muita neblina, principalmente no inverno, muitos voos são cancelados, o que prejudica o deslocamento das pessoas que precisam vir para a região ou se deslocar para outros pontos do estado e do país.
A audiência pública definiu então que serão buscados recursos federais e articular melhorias no aeroporto de Chapecó junto aos órgãos responsáveis pela aviação civil.