Perigo à vista: uma ponte no Oeste está em situação crítica
Com 1.003 metros de extensão, a travessia teve sua inauguração em 1975
Santa Catarina conta com 11 pontes classificadas como em condições críticas ou ruins e uma delas está na BR-158, entre Palmitos (SC) e Iraí (RS). Conforme levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O alerta sobre o estado desses locais vem à tona após a queda de uma estrutura no domingo (22), entre os estados de Tocantins e Maranhão, evidenciando o risco de colapso de outras obras semelhantes no país.
Os pontos que requerem atenção no estado estão espalhadas pelas rodovias: BR-101, BR-158, BR-280, BR-470 e BR-477. Sérgio Beck, presidente do Instituto Catarinense de Avaliações e Perícia, alertou para o risco de tragédias.
“A ponte que caiu no Norte estava na classificação ruim, uma condição menos grave do que a crítica. Portanto, as estruturas com a classificação crítica precisam ser monitoradas de perto, com inspeções diárias, para evitar desastres,” afirmou Beck.
Ponte da Integração: Entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul
Com 1.003 metros de extensão e 25 metros de altura, a travessia foi inaugurada em 1975, dez anos após a queda de uma outra passagem que estava sendo construída no mesmo local, que foi destruída por uma enchente devido à sua baixa altura.