
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou, na última sexta-feira (30), a solenidade de reafirmação do compromisso de posse do desembargador Willian Medeiros de Quadros, em sessão do Tribunal Pleno, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. O ato reuniu magistrados, representantes do Ministério Público, advogados, familiares e autoridades estaduais.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, que explicou que a reafirmação do compromisso, embora o magistrado já tenha tomado posse administrativa em dezembro de 2025, cumpre tradição e previsão regimental, adotada diante da necessidade de dar maior celeridade à prestação jurisdicional.
O desembargador Willian foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Maria do Rocio Luz Santa Ritta e Andrea Cristina Rodrigues Studer. Na sequência, ocorreu a leitura e assinatura do termo de reafirmação do compromisso legal, formalizando o ato perante o Tribunal Pleno.
Durante a solenidade, também foram entregues a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense, com a participação de autoridades do Judiciário, familiares do empossado e do desembargador aposentado Antônio Fernando do Amaral e Silva, ex-presidente do TJSC.
A saudação institucional foi feita pelo desembargador Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, que destacou a trajetória pessoal e profissional do novo integrante da Corte. Em seu pronunciamento, Willian Medeiros de Quadros reafirmou o compromisso com a ética, a responsabilidade e a Constituição, destacando que assume a função como um novo início na carreira.
“Assumo essa cadeira com a convicção de que julgar é um ato de profunda humanidade. Prometo decidir sem medo, sem vaidade, tendo a Constituição como bússola e a minha consciência como guia. Hoje não celebro um ponto de chegada – celebro um novo começo, uma nova carreira. Que eu tenha sabedoria para decidir, humildade para aprender e serenidade para servir”, disse Willian.
Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSC enalteceu a existência do quinto constitucional e reforçou seu caráter democrático.
“Seja o quinto da OAB, seja o quinto do Ministério Público, ele possibilita a oxigenação dos tribunais de uma forma intensa, porque traz a experiência da vida profissional de seus representantes. Vários entendimentos do Tribunal foram alterados a partir de teses levantadas pelos advogados que aqui ingressavam. Eles deixaram e deixam uma grande contribuição para a jurisprudência do TJSC”, observou o desembargador Francisco.

Natural de Palhoça, o Willian Medeiros de Quadros é bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com pós-graduação em Direito Eleitoral e mestrado em andamento em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, tendo tomado posse no cargo para ocupar a vaga do quinto constitucional destinada à advocacia catarinense.








