Deputada propõe regulamentação para uso de celular nas escolas em SC
A regra vale para escolas municipais, estaduais e privadas
O projeto de lei que regulamenta o uso de celulares nas escolas de Santa Catarina segue tramitando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC. A expectativa da deputada Paulinha (Podemos), autora da proposta, é que o projeto vá à votação em plenário ainda neste ano. A parlamentar acredita que o uso inadequado do aparelho pelos estudantes, traz prejuízos para a aprendizagem, desenvolvimento e relacionamento com os colegas.
“Está provado que o uso do celular no ambiente escolar traz prejuízos aos alunos. Nem o adulto tem disciplina para usar o celular, imagina então uma criança ou adolescente que nasce nesse mundo tecnológico que a nossas gerações. A criança chega na escola, deixa o celular em uma caixinha e retira o aparelho quando a aula acaba. Uma criança que tem problema com saúde, que precisa do equipamento, ou uma aula que o professor entenda que para o conteúdo pedagógico é necessário, não há problemas. Eu espero que o projeto seja aprovado ainda neste ano para que no próximo ano letivo tenhamos esse novo regramento”, explica a deputada.
Em Santa Catarina já existe um projeto que proíbe a utilização do aparelho em sala de aula, no entanto, o novo projeto irá proibir o uso em todo o ambiente escolar. “Queremos retirar o celular no ambiente de aprendizagem, desde a chegada da criança no colégio”, pontua a parlamentar.
Se o projeto for aprovado e sancionado pelo governador Jorginho Mello, a regra valerá para escolas municipais, estaduais e privadas.