
Santa Catarina passa a contar oficialmente com um Programa Estadual de Climatização nas Escolas, após a sanção, pelo governador Jorginho Mello, de um projeto aprovado na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) de iniciativa do deputado Lucas Neves (Podemos). A iniciativa estabelece diretrizes permanentes para garantir conforto térmico nas salas de aula, tanto no verão quanto no inverno, beneficiando alunos e professores da rede estadual.
Autor da proposta, o deputado destacou que a lei representa um avanço estrutural e social para a educação catarinense.
“O nosso propósito com essa lei foi justamente instituir uma política pública em Santa Catarina voltada à climatização das escolas, para que nós tenhamos um conforto térmico dentro de sala de aula para beneficiar professores e alunos”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a realidade enfrentada em muitas escolas compromete a dignidade de quem ensina e de quem aprende.
“Ninguém merece estudar ou dar aula num dia muito quente, numa sala que parece um forno, ou num dia muito frio, como é o caso da Serra, numa sala que parece um freezer. Eu convivi com essa realidade e isso não é digno, nem para quem aprende, muito menos para quem ensina”, ressaltou.
A legislação prevê que o Estado avance de forma definitiva na melhoria da infraestrutura escolar, evitando retrocessos. Entre os pontos estabelecidos estão a adequação das redes elétricas para suportar aparelhos de ar-condicionado, a implantação de telhados termoacústicos, inclusive em espaços destinados à prática esportiva, e a obrigatoriedade de que escolas já existentes, ao passarem por reformas, incluam soluções de conforto térmico em seus projetos.
Para o deputado, a sanção da lei consolida uma mudança estrutural no planejamento da educação pública catarinense
“Com essa lei, buscamos justamente fazer com que o Estado possa avançar nesse sentido e que a gente não volte mais, que não haja nenhum tipo de retrocesso”, disse ele.
Ele também destacou que a medida traz mais dignidade para o ambiente escolar e cria condições adequadas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em todas as regiões de Santa Catarina.










