
As Polícias Civis de Santa Catarina e São Paulo deflagraram na manhã desta quarta-feira (20) a Operação Guardião EPROC, com o objetivo de cumprir 12 mandados de busca e apreensão em municípios do estado de São Paulo.
A investigação, conduzida pela delegacia de Itapiranga, teve início em novembro de 2025 e mira uma associação criminosa suspeita de aplicar golpes de estelionato virtual, especialmente o conhecido esquema do “falso advogado” ou “falso precatório”.
Segundo a investigação, o grupo utilizava mensagens de WhatsApp com documentos que imitavam registros oficiais do sistema EPROC do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para dar credibilidade às fraudes. Em um dos casos investigados, a vítima foi induzida ao erro após criminosos se passarem pela advogada dela, exigindo pagamentos para suposta liberação de valores judiciais.
As apurações também apontam que o grupo seria responsável por movimentar e fragmentar os valores obtidos de forma ilegal. Há ainda indícios de uso indevido de credenciais vinculadas a uma profissional de São Paulo, o que pode ter ligação com outros investigados.
As ordens judiciais foram cumpridas na Capital, em Poá, Praia Grande, Guarujá e São Vicente. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais que podem auxiliar no avanço das investigações. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e responsabilizar criminalmente os autores.