ALERTA: Chuva preta pode conter substâncias tóxicas e perigosas a saúde
Defesa Civil recomenda que pessoas evitem o contato direto com a chuva
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota explicando sobre os perigos da chuva preta, onde pode conter substâncias tóxicas e perigosas a saúde, principalmente a respiratória. O órgão recomenda para que as pessoas evitem o contato direto com a água da chuva, e que essa água não seja consumida.
A Defesa Civil também destaca que os catarinenses devem acompanhar as atualizações pelos canais oficiais, como o site e os aplicativos da Secretaria, que continuam emitindo alertas e orientações em tempo real. O fenômeno, apesar de atípico, reforça a importância da preparação e do monitoramento eficaz em eventos climáticos adversos.
A chuva começou pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a partir desta quinta e ao longo do fim de semana avança em direção às demais regiões do estado. Os meteorologistas ainda destacam que a chuva preta não é visível em coloração escura caindo da atmosfera. O fenômeno é mais facilmente detectado ao tocar o solo.
Maravilha, foi o primeiro município de Santa Catarina a registrar a chamada chuva preta. A cidade foi afetada pelo fenômeno causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera, resultantes das queimadas que atingem o Centro-Norte do Brasil A fumaça, que já vinha sendo observada em diferentes regiões do estado, se misturou com a precipitação, escurecendo a água da chuva.