Santa Catarina tem mais de 1,3 mil pessoas afetadas pelos temporais

Defesa Civil do estado continua em alerta e reforça as recomendações para que a população evite áreas de risco

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
09/12/2024, 17:26
Atualizado há 11 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Cidades registraram pontos de alagemento  (Foto: Coredec/Joinville)Cidades registraram pontos de alagemento (Foto: Coredec/Joinville)

As intensas chuvas que atingem Santa Catarina causaram alagamentos e enxurradas em diversas regiões do estado. O número de municípios afetados subiu para 25, com mais de 1.300 pessoas impactadas por alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras. A Defesa Civil estadual segue monitorando a situação e coordenando as ações para auxiliar a população e levantar os impactos causados pelas intempéries.

A condição climática em Santa Catarina segue instável, com chuvas de intensidade moderada a forte atingindo diversas regiões do estado. A previsão é que a instabilidade persista até a noite desta segunda-feira, 9, quando o sistema mais intenso deve se afastar em direção ao mar, permitindo que Santa Catarina passe a ser influenciada apenas pela circulação marítima.

Os volumes de chuva acumulados até o momento são elevados, especialmente no Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí. Embora esses volumes ainda sejam elevados, a previsão indica que as quantidades de chuva nas próximas horas serão menores em comparação aos volumes já registrados. No entanto, o risco permanece alto, com a possibilidade de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos de terra.

Há possibilidade de acumulados pontuais entre 100 mm e 150 mm, especialmente nas regiões próximas à divisa com o Paraná, onde o risco de desastres naturais é mais alto.

As demais áreas de Santa Catarina, entre o Extremo e o Meio Oeste e o Planalto Norte e Litoral Norte, também seguirão com chuva frequente, mas com volumes menores. As previsões indicam que essas áreas devem acumular entre 30 mm e 50 mm de chuva, com alguns pontos registrando até 80 mm entre o Litoral Sul, o Baixo Vale do Itajaí e o Planalto Sul. Nesses locais, o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos permanece moderado. 

Monitoramento Defesa Civil

A Defesa Civil do estado continua em alerta e reforça as recomendações para que a população evite áreas de risco, como regiões alagadas ou com deslizamentos de terra. As equipes de resgate e monitoramento seguem em campo, e os municípios que já enfrentam os impactos das chuvas continuam a contar com o apoio das autoridades locais.

Relacionadas:

Ouça ao vivo