Dólar atinge novo recorde; moeda supera os R$ 6,20
Segundo os analistas, essas despesas tendem a subir em velocidade acelerada e têm potencial de anular esse esforço do pacote em pouco tempo
O dólar atingiu um novo recorde, superando R$ 6,20! Isso ocorre devido às preocupações do mercado financeiro com o pacote de cortes de gastos do governo. A alto valor da moeda americana ocorrer porque pioraram as expectativas do mercado financeiro com a projeção de cortes de gastos enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional.
Agora, o governo precisa reduzir os gastos porque tem uma meta de zerar o déficit público pelos próximos dois anos — ou seja, gastar o mesmo tanto que arrecada em 2024 e 2025. São as regras definidas pelo arcabouço fiscal, o conjunto de normas para controle das contas públicas.
Segundo os analistas, essas despesas tendem a subir em velocidade acelerada e têm potencial de anular esse esforço do pacote em pouco tempo. O governo, contudo, é avesso às medidas, que mexeriam com políticas públicas e com promessas de campanha do presidente Lula.
De acordo com o Comitê de Política Monetária a alta do dólar e a percepção dos agentes sobre o pacote fiscal influenciaram na decisão de aumentar a taxa básica de juros em 1 ponto percentual.
“A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio”, diz um trecho da ata.