Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Comitiva do TJSC fez visita ao Fórum de Pinhalzinho nesta quarta (26) 

Nos bastidores, havia a expectativa do anúncio de uma nova Vara na Comarca de Pinhalzinho  

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
26/07/2023, 19:27
Atualizado há mais de 1 ano
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Presidente esclareceu que ainda não é possível criar uma nova Vara Judiciária  (Foto: Gilmar Bortese)Presidente esclareceu que ainda não é possível criar uma nova Vara Judiciária (Foto: Gilmar Bortese)

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Henrique Blasi, visitou o Fórum da Comarca de Pinhalzinho na tarde desta quarta (26). Além do presidente, participaram do encontro juízes, desembargadores, promotores e advogados. Nos bastidores, a expectativa era o anúncio da criação de uma nova Vara Judiciária no Fórum, no entanto, ela não se confirmou.

Em entrevista para a RCO, o presidente elogiou os trabalhos desenvolvidos na Comarca, e explicou que ainda não existe lei autorizativa para a criação da vara. 

"A Comarca desenvolve um trabalho excepcional com seu magistrado e servidores. Como ficou esclarecido, para a instalação de uma nova vara é preciso que haja uma lei autorizativa e infelizmente não temos lei autorizando no momento a criação de uma vara para Pinhalzinho. Temos um compromisso de fazer um ranking das prioridades, já que existem outras várias comarcas reivindicando”, explica. 

Conforme a presidente da OAB de Santa Catarina, Claudia da Silva Prudencio, a Corregedoria Geral do Estado, o Tribunal de Justiça e a OAB, desenvolveram um trabalho para diminuir o volume e demandas dos processos da Comarca de Pinhalzinho. 

“Quando eu assumi estávamos com quase 12 mil processos e todo esse trabalho mostrou efetividade, caímos para oito mil processos. Ainda não está bom, mas está pareceido com outras varas que estão em uma situação mais complicado no Estado. Eu saio daqui aliviada, pois temos a condição de fazer projetos de vara e contar com a assembleia para a aprovação.  Estamos há mais de 15 anos tentando e vamos no futuro conseguir a nova vara para Pinhalzinho”. 

 


Presidente da OAB apontou que números de processos diminuíram em Pinhalzinho 

Relacionadas:

Ouça ao vivo