
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) recebeu novos procuradores na manhã desta segunda-feira, 13. Em uma cerimônia realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com a participação do governador Jorginho Mello e outras autoridades, foram empossados mais 12 aprovados no 10º concurso público para a carreira.
A posse é a segunda ocorrida em 2025 – em janeiro, os dez primeiros colocados no mesmo concurso começaram a atuar na PGE/SC. O novo reforço eleva para 129 o número de procuradores do Estado na ativa. Nos últimos dois anos, 11 procuradores do Estado deixaram o serviço ativo na Procuradoria em razão de aposentadorias, da assunção de outros cargos públicos e até de um falecimento – o procurador do Estado Rogério De Luca faleceu em julho de 2024 em pleno exercício da função.
Em seu discurso, o governador do Estado, Jorginho Mello, desejou aos novos procuradores sucesso no cargo que assumiram hoje.
“Vocês passam a ser doze catarinenses privilegiados em poder prestar serviço a Santa Catarina, um Estado pequeno, mas corajoso e arrojado, que mostra a todo o país a sua riqueza. O trabalho que vocês prestarão de agora em diante é muito importante, junto a uma instituição que muitas vezes teve impacto significativo para o povo catarinense”, afirmou o chefe do Executivo estadual. “Vocês precisam agora se somar aos seus colegas na PGE/SC e seguir com esse trabalho de excelência. Sejam rápidos e eficientes em sua atuação, pois o povo catarinense tem pressa”.
Para o procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes, a chegada dos novos procuradores é um gesto de valorização institucional por parte do governador Jorginho Mello.
“Como órgão central de serviços jurídicos do Poder Executivo, a PGE/SC se relaciona com todos os órgãos e instituições da Administração Pública. Viabilizar esse reforço na equipe demonstra, de forma inequívoca, uma gestão responsável, que compreende o papel relevante da advocacia pública e que investe na segurança jurídica como alicerce para o desenvolvimento de Santa Catarina”, afirmou o chefe da instituição durante a solenidade de posse.
O procurador-geral do Estado lembrou aos procuradores recém-empossados do peso que a instituição carrega na Administração Pública Catarinense.
“Nossa atuação é, por excelência, transversal. É a análise criteriosa da PGE/SC que assegura a legalidade e a segurança jurídica de cada política pública que transforma a vida dos catarinenses”, destacou ele. “Celebramos hoje, então, não apenas a conquista pessoal de doze novos e valorosos procuradores do Estado, mas um marco fundamental para a administração pública e para a sociedade catarinense”.