Governo catarinense busca parcerias internacionais para projetos da ViaMar, plano ferroviário e transporte marítimo
Governador Jorginho Mello apresentou megaprojetos de infraestrutura em Washington com apoio do Banco Mundial

Em missão oficial aos Estados Unidos, a comitiva de Santa Catarina, liderada pelo governador Jorginho Mello, desembarcou em Washington após o SC Day em Nova Iorque para reuniões com a International Finance Corporation (IFC), entidade do Banco Mundial especializada em parcerias público-privadas.
Na capital americana, o governador apresentou três iniciativas estratégicas que prometem transformar a mobilidade e competitividade do estado: a rodovia ViaMar, o Plano Ferroviário estadual e novos projetos de transporte marítimo.
A ViaMar, corredor rodoviário de 145 km paralelo à BR-101, é a principal aposta do governo para desafogar o tráfego no Litoral Norte e melhorar o acesso aos portos. Com seis faixas de rolamento, ela conectará Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os quatro primeiros lotes, entre Joinville e Itajaí, já estão com projetos executivos em elaboração desde outubro de 2024. A obra tem orçamento estimado em R$9 bilhões e será estruturada como uma PPP com apoio da IFC.
Outro destaque da apresentação foi o inédito Plano Ferroviário de Santa Catarina. Dois corredores estão em foco: o ramal de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto e a Ferrovia dos Portos, de 62 km entre Araquari e Navegantes. Os projetos, com investimentos superiores a R$12 bilhões, visam integrar regiões produtoras aos portos catarinenses, reforçando o papel logístico do estado.
Para garantir segurança jurídica às futuras concessões ferroviárias, o governo abriu uma consulta pública sobre a nova Lei Estadual de Ferrovias, que dará autonomia a Santa Catarina para licitar trechos próprios e assumir linhas federais que estão no fim de concessão. A proposta deve ser encaminhada ainda este ano à Assembleia Legislativa.
O transporte marítimo entre cidades próximas, como na Grande Florianópolis e Região de Itajaí, também integra o plano. A intenção do governo é iniciar concessões que ofereçam alternativas ao transporte rodoviário, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo o impacto ambiental.
Com o suporte técnico da IFC, Santa Catarina espera concluir até o final de 2025 a modelagem econômica dos três projetos. A meta do governo é iniciar as contratações em 2026, consolidando o estado como um polo logístico estratégico no Sul do Brasil.