Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Santa Catarina aposta em inovação para turbinar alfabetização nas escolas públicas

Com a maior taxa de alfabetização do Brasil, estado implementa método alemão para acelerar o aprendizado

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
09/04/2025, 18:23
Atualizado há 17 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Santa Catarina é o estado mais alfabetizado do Brasil (Foto: Divulgação/SED)Santa Catarina é o estado mais alfabetizado do Brasil (Foto: Divulgação/SED)

Santa Catarina, líder nacional em alfabetização com mais de 97% da população alfabetizada segundo o Censo de 2022, está dando um passo além para garantir que ainda mais crianças tenham acesso a um aprendizado eficaz e inclusivo.

A partir deste ano, a Rede Estadual de Ensino passa a implementar o método IntraAct, desenvolvido na Alemanha, como estratégia para acelerar e qualificar ainda mais o processo de alfabetização.

A iniciativa faz parte de um projeto piloto que já está em funcionamento desde o início do ano letivo em duas escolas de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação, além do Instituto Estadual. Professores e gestores dessas unidades estão passando por formações específicas para aplicar o novo método com estudantes do 1º ano do ensino fundamental.

Baseado na Neurociência Cognitiva, o IntraAct propõe uma abordagem interativa e prática, que conduz o processo de aprendizagem de forma clara, correta e simples. O modelo já demonstrou resultados expressivos na Alemanha, onde permitiu a alfabetização de crianças em cerca de quatro meses. Além disso, mostrou-se eficaz também com alunos que enfrentam desafios adicionais, como dislexia, autismo e TDAH.

“O melhor método de alfabetização é aquele que a criança aprende. Com o IntraAct, estamos ampliando as metodologias disponíveis para nossos professores alfabetizadores utilizarem em sala de aula de acordo com cada realidade”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

O material pedagógico do método inclui livros voltados para os estudantes e um guia específico para os professores, o que contribui para um acompanhamento mais estruturado do desenvolvimento individual de cada aluno.

A expectativa do governo catarinense é que os bons resultados do piloto permitam a expansão do programa para toda a rede estadual, fortalecendo o compromisso do estado com a qualidade da educação pública e com a inclusão de todos os estudantes no processo de alfabetização.

Relacionadas:

Ouça ao vivo