Uso de smartphones nas escolas é tema de audiência pública na Alesc
Deputada Paulinha debateu o assunto com representantes de estudantes, professores, governo, Ministério Público e sociedade civil

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou ontem, segunda-feira (07), uma audiência pública para discutir a restrição do uso de celulares em sala de aula. A iniciativa partiu da deputada Paulinha (Podemos), autora do Projeto de Lei nº 034/2024, que propõe regulamentar o uso dos aparelhos nas escolas estaduais.
O debate reuniu representantes de estudantes, professores, governo, Ministério Público e sociedade civil, com destaque para a preocupação geral sobre os impactos negativos do uso excessivo de telas na aprendizagem e no bem-estar dos alunos.
A maioria dos participantes concordou com a restrição do uso do celular durante as aulas e no recreio, mas defenderam o uso pedagógico da tecnologia, desde que acompanhado de estrutura adequada e formação docente, ressaltando que deve haver um diálogo mais amplo antes da imposição de medidas restritivas, além de solicitar mais investimentos em laboratórios e acesso à internet nas escolas públicas.
A deputada Paulinha finalizou a audiência destacando os prejuízos físicos, emocionais e sociais provocados pelo uso excessivo de telas, como sedentarismo, baixa autoestima e problemas de saúde. Segundo ela, 78% das crianças e 84% dos adolescentes não fazem o mínimo de atividades físicas por causa do uso excessivo das telas, que afastam as crianças das atividades lúdicas.
Reconhecendo as críticas e dúvidas quanto à aplicação da lei, ela propôs um concurso público para que estudantes e professores contribuam com ideias sobre como gerenciar a restrição nas escolas de forma justa e eficiente.