Golpistas tentam enganar vendedor com comprovante falso mas são pegos pela Polícia
Meliantes apresentam comprovante de TED falso para enganar as vítimas

Os golpes em vendas online são sempre uma preocupação para quem coloca seus itens à venda na internet. Um caso aconteceu em Pinhalzinho na última segunda-feira (24), quando os golpistas entraram em contato para a compra de um PlayStation 4, fecharam negócio, mas apresentaram um comprovante falso de pagamento via TED.
A vítima denunciou o caso para a Polícia Civil que se deslocou até a cidade de Chapecó, onde localizou o endereço onde o motoboy havia entregue o aparelho. O homem que estava na posse do PlayStation 4 o entregou de imediato e alegou que havia comprado o item por R$800,00.
O golpista, que havia negociado o aparelho com a vítima por R$2.300,00, utilizava um número com DDD do estado do Rio Grande do Sul e controlava a ação à distância, um padrão comum nesse tipo de crime.
Como o golpe funciona:
- Os golpistas entram em contato com vendedores de produtos de alto valor (como eletrônicos, celulares e notebooks) em plataformas como Facebook Marketplace e OLX.
- Negociam o preço e enviam um comprovante de depósito ou TED com data futura, alegando problemas bancários, como bloqueio de conta por "herança".
- Utilizam motoboys ou motoristas de aplicativo para retirar o produto antes da confirmação do pagamento. Assim que o bem sai da posse da vítima, o depósito é cancelado.
- Em algumas situações, quando a vítima percebe que o dinheiro não caiu na conta, os golpistas pedem um pagamento adicional para a devolução do item, que nunca acontece. Dessa forma, a vítima pode perder dinheiro duas vezes.
Alerta à população:
- Nunca entregue o produto sem confirmação do pagamento em sua conta. Comprovantes podem ser falsificados.
- Desconfie de compradores que pressionam por entrega imediata ou apresentam histórias complicadas para justificar atrasos.
- Evite negociar com perfis suspeitos ou que não fornecem identificação.
- Denuncie casos semelhantes à Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou pelo telefone da Delegacia de Fronteira de Pinhalzinho: (49) 2049-9961.
A Polícia Civil enfatiza a importância de verificar a identidade de compradores e vendedores e de dar preferência a transações presenciais em locais seguros. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na rede de golpes.