VÍDEO! 10 minutos com o coração parado: a história real de um renascimento
Em exames, rapaz do Paraná descobriu doença rara

Um adolescente de 16 anos sobreviveu a uma parada cardíaca de aproximadamente 10 minutos, sem apresentar sequelas neurológicas. O caso aconteceu no dia 7 de maio, em uma arena de esportes em Paranavaí, no noroeste do Paraná, e foi registrado por câmeras de segurança.
Enzo Henrique Barbosa de Souza estava com amigos e familiares quando desmaiou repentinamente. O coração do jovem parou de bater, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado às 18h18. Quatro minutos depois, a equipe chegou ao local e iniciou os procedimentos de reanimação. Uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel também deu apoio à ocorrência.
“Recebemos um acionamento de parada cardíaca. É uma corrida contra o tempo, pois cada minuto é crucial. Quanto mais rápido o coração volta a bater, menores são as chances de sequelas. Fizemos a intubação, administramos medicações e, cerca de 10 minutos depois, o coração dele voltou a bater”, explicou a médica socorrista Amanda Dal Col.
Durante o atendimento, familiares e amigos se ajoelharam em oração. Do momento do colapso até a remoção para o hospital, foram 26 minutos. Enzo ficou 13 dias internado, nove deles na UTI.
A principal preocupação da equipe médica era a possibilidade de sequelas neurológicas. Segundo o cardiologista João Henrique Clasen, o quadro surpreendeu: o adolescente acordou bem após a retirada dos sedativos.
Emocionada, a mãe do jovem, Talita Barbosa Souza, acredita que o episódio foi um milagre. “No momento, a gente só pensa em Deus. Pelo tempo que ele ficou parado e pela forma como tudo aconteceu, todos estavam rezando por ele. Para mim, ele é um milagre.”
O próprio Enzo também agradece. “Muitas pessoas perdem a vida em episódios assim. Fui um milagre. Já estava praticamente morto. Foi Deus mesmo que me trouxe de volta”, disse.