
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta segunda-feira (10), uma sessão especial em homenagem aos 78 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) e aos 80 anos do Sesc e do Senac. A solenidade ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis.
O evento destacou a trajetória das instituições e a contribuição do Sistema Comércio para o desenvolvimento de Santa Catarina, especialmente nas áreas de educação profissional, cultura, saúde, lazer, qualificação de trabalhadores e fortalecimento do setor terciário.
Ao todo, 25 homenagens foram concedidas a dirigentes nacionais e estaduais, empresários, conselheiros, funcionário da Fecomércio-SC e instituições parceiras. Entre os homenageados estiveram o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-SC, Hélio Dagnoni, e o empresário Luciano Hang.
Dagnoni ressaltou que os setores de comércio de bens, serviços e turismo representam cerca de dois terços do PIB catarinense. Segundo o presidente da Fecomércio-SC, os investimentos têm como objetivo fortalecer o turismo durante todo o ano e ampliar oportunidades, cultura e desenvolvimento econômico em diferentes regiões do Estado.
“Entre os desafios para os próximos anos, cito mais de R$ 1 bilhão em obras e investimentos, incluindo novos equipamentos turísticos, hotéis e centros de eventos”, afirmou.
Já Luciano Hang defendeu a união do setor empresarial para enfrentar pautas que impactam a economia. O empresário também criticou a chamada “taxa das blusinhas” e afirmou que diferenças na tributação entre produtos nacionais e importados prejudicam a indústria e o varejo brasileiros.

José Roberto Tadros destacou a trajetória do Sistema Comércio desde a década de 1940 e a atuação integrada do Senac e do Sesc na formação profissional e em áreas como saúde, cultura, esporte, lazer, alimentação e turismo social. Ele também elogiou os indicadores socioeconômicos de Santa Catarina.
Entre os dirigentes, empresários e representantes do Sistema Comércio reconhecidos pela Alesc estavam José Roberto Tadros, Hélio Dagnoni, Leandro Domingos Teixeira Pinto, Simone de Souza Guimarães, José Carlos Cirilo da Silva, Marcus Vinicius Machado Fernandes, Charles Edgar Moritz (in memoriam), Célio Spagnoli, Fabiano Battisti Archer, Simone Karla Batista, Alexandre Murad, Luciano Hang, Moacir Antonio Marafon, Antônio Walmir Nola, Ivo Castanheira, Romildo Marcos Letzner e Rafael de Souza Arruda.
Também foram homenageadas oito instituições parceiras: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses de Supermercados (Adac), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (Abih-SC) e Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis (Sirecom).
A solenidade foi encerrada com o reconhecimento da Alesc à contribuição da Fecomércio-SC, Sesc, Senac e das instituições parceiras para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor produtivo catarinense. Entre as entidades homenageadas estão Fiesc, Acate, Acaert, Fepese, Acats, Adac, Abih-SC e Sirecom.




