Psicóloga destaca que a ansiedade pode levar à depressão
Profissional da saúde explica a diferença entre a ansiedade positiva e patológica
A ansiedade é considerada um dos males do século XXI e muitas pessoas acabam sofrendo. A doença é uma reação emocional natural, podendo ser causada por vários motivos e ter sintomas físicos ou psicológicos, mas também pode prejudicar a vida de quem sofre com ela.
Dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que no primeiro ano da pandemia de Covid-19 a ansiedade e depressão aumentaram 25% em todo o mundo, afetando pessoas das mais variadas idades.
A psicóloga Keity Santoro explicou que todas as pessoas são ansiosas, mas que há a ansiedade positiva e a patológica, onde essa segunda se não tratada pode levar à depressão.
“Todos nós somos ansiosos. Tem a ansiedade positiva e tem a ansiedade patológica. A positiva é aquela, por exemplo, final de semana eu tenho um casamento, eu tô animada, compro um vestido, vou marcar salão e cheia de alegria. A patológica é aquela que chegou na sexta-feira, meu Deus, eu não sei, eu acho que eu comi demais, não sei se o meu vestido vai servir, não sei se a mulher vai conseguir fazer o penteado, muitas vezes essa pessoa nem consegue ir no casamento. A ansiedade, quando ela não é tratada e ela começa a ter prejuízos na tua vida social, ela pode virar depressão se você não tratar”, explica ela.
Keity ainda destaca que quem sofre com ansiedade e está sentindo que ela está atrapalhando a sua vida, deve buscar ajuda profissional.