Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Saldo de empregos de Santa Catarina é o terceiro melhor do país

Resultados acumulados no primeiro trimestre de 2025 em Santa Catarina registraram 63,5 mil novos empregos

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
01/05/2025, 13:55
Atualizado há cerca de 5 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Santa Catarina liderou o saldo de empregos no Sul do país (Foto: Divulgação)Santa Catarina liderou o saldo de empregos no Sul do país (Foto: Divulgação)

Santa Catarina teve o terceiro melhor saldo de empregos do país no mês de março, com 9.841 novas vagas, conforme dados do Novo Caged divulgados nesta quarta-feira, dia 30. Junto com São Paulo e Minas Gerais, os três estados totalizaram um saldo de 62.874 empregos formais, o que corresponde a 88% do saldo Brasil, que foi de 71.576. Além disso, os resultados acumulados no primeiro trimestre de 2025 em Santa Catarina registraram 63,5 mil novos empregos, o terceiro maior patamar de saldo na série histórica.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “Temos esse números que mantêm Santa Catarina como referência nacional graças ao talento e à dedicação do nosso povo, o catarinense gosta de trabalhar. Resultado também dos esforços do Estado para termos um ambiente seguro para os negócios e com apoio aos empreendedores catarinenses”, ressaltou.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, também afirmou que o resultado chega em data oportuna. “Neste Dia do Trabalhador, comemoramos as conquistas conjuntas de um povo que empreende, investe, trabalha para construir um lugar verdadeiramente bom para se viver”. Ele ressalta a empregabilidade no setor da Indústria de Transformação catarinense. “Nesse segmento, a cada quatro vagas criadas no Brasil uma é em solo catarinense. 26,08% dos novos empregos da indústria nacional foi no nosso estado. As evidências demonstram que estamos fazendo nosso trabalho enquanto governo do estado tem surtido efeito e enquanto cidadãos e que as políticas públicas que impactam o mercado de trabalho estão bem endereçadas”, afirmou Usuy.

Ainda de acordo com os dados divulgados, Santa Catarina liderou o saldo de empregos no Sul do país. O estado teve o saldo de 9.841 novas vagas de emprego, enquanto o Rio Grande do Sul teve 8.960, e o Paraná 5.752.

Conforme anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a média brasileira do mês de março teve um declínio em relação a março de 2024. Isso se deveu ao feriado ampliado de Carnaval, que esse ano ocorreu no mês de março. Diante de um saldo brasileiro 70,83% menor, Santa Catarina registrou um saldo 31,10% menor em relação ao mesmo período comparativo. Ou seja, mesmo diante de um contexto adverso à abertura de novas vagas, SC apresentou um desempenho relativamente melhor do que a média nacional. 

Relacionadas:

Ouça ao vivo