Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Santa Catarina fica entre os líderes nacionais na contratação de mão de obra estrangeira

Estado concentra 25% dos empregos formais para estrangeiros no país e se destaca pelo baixo índice de desemprego

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
20/05/2025, 19:12
Atualizado há cerca de 16 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Estados do Sul são os que mais contratam estrangeiros com carteira assinada (Foto: Reprodução/Internet)Estados do Sul são os que mais contratam estrangeiros com carteira assinada (Foto: Reprodução/Internet)

Santa Catarina é o segundo estado brasileiro que mais contratou trabalhadores estrangeiros com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Foram 5.429 contratações no período, o equivalente a cerca de 25% dos 21,8 mil empregos formais ocupados por estrangeiros em todo o Brasil. Em outras palavras, a cada quatro estrangeiros contratados no país, um está atuando em território catarinense.

O estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou saldo de 5.454 contratações, e superou outras grandes economias como Paraná (5.221) e São Paulo (2.957).

Segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, a combinação de uma economia aquecida e políticas de incentivo torna Santa Catarina um destino atrativo para a mão de obra estrangeira.

“Santa Catarina é um estado muito procurado devido ao grande número de oportunidades disponíveis. A economia aquecida, os incentivos ao empreendedorismo e a simplificação do ambiente de negócios são alguns dos nossos atrativos. É por isso que o Sine tem mais de 8 mil vagas de trabalho abertas em todo o estado e realiza seguidos feirões para atrair mão de obra”, afirmou Dreveck.

O perfil dos contratados é predominantemente latino-americano. Dos 5.429 estrangeiros admitidos no estado neste início de ano, 3.177 são venezuelanos, 845 cubanos, 637 haitianos, 297 paraguaios e 262 argentinos. A maior parte dessas contratações está concentrada em plantas industriais ligadas à fabricação de alimentos — especialmente no setor de carnes e agropecuária — que compõem uma das principais cadeias produtivas da economia catarinense.

O dinamismo do mercado de trabalho em Santa Catarina também se reflete em outro indicador relevante: o estado tem atualmente a menor taxa de desemprego do país, com apenas 3%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (16).

Relacionadas:

Ouça ao vivo