INSS vai devolver quase R$ 293 milhões a aposentados e pensionistas por descontos indevidos
INSS informou que irá notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira (9) que irá restituir o valor de R$ 292.699.250,33 a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A devolução será feita entre os dias 26 de maio e 6 de junho, segundo comunicado oficial.
O montante se refere às mensalidades de abril cobradas por sindicatos e associações, mesmo após o bloqueio determinado pelo INSS. De acordo com o órgão, os descontos ocorreram porque a folha de pagamento do mês já havia sido processada antes da suspensão.
“O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio”, informou o instituto.
Além da devolução, o INSS informou que irá notificar, a partir de terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos. O objetivo é identificar possíveis vítimas de fraudes relacionadas a cobranças não autorizadas.
Os segurados deverão confirmar se autorizaram ou não os débitos para que possam ter direito ao ressarcimento dos valores pagos de forma irregular.