Prefeito de Florianópolis é eleito presidente da FECAM
Ele comandará a Federação dos Municípios Catarinenses no biênio 2025-2027
A FECAM tem uma nova diretoria para o biênio 2025-2027. A eleição da última semana elegeu o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, como seu novo presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM).
O eventou contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre elas 110 prefeitos, 8 deputados estaduais e federais, secretários estaduais e municipais, além do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), reforçando a importância da FECAM no diálogo institucional e na defesa do municipalismo.
“A FECAM é um forte apoio para os municípios de Santa Catarina e, nessa nova gestão, nossa intenção é reforçar esse trabalho para que os municípios do nosso Estado, em especial os pequenos e médios, possam se fortalecer e fortalecer seu relacionamento tanto com o Governo do Estado, quanto com o Governo Federal e todas as entidades”, afirmou o novo presidente da FECAM, Topázio Neto.
Até então a FECAM era presidida por Kleber Wan-Dall, ex-prefeito de Gaspar. Durante a cerimônia de posse, ele destacou ações da sua gestão e a continuidade do trabalho institucional da entidade.
“Um dos destaques da nossa gestão foi a realização do Fórum de Governança Municipal, que aconteceu no ano passado, um dia antes do Comac, reunindo prefeitos de primeiro mandato, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, para orientar a transição de governo. Ontem, assinamos um acordo de cooperação técnica com o TCE para que esse trabalho continue. Queremos aproximar a FECAM do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público para que possamos orientar mais os prefeitos e secretários municipais, prevenindo problemas futuros”, afirmou Wan-Dall.
A nova diretoria da FECAM conta com os seguintes prefeitos:
1º vice-presidente: Prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli (PP);
2º vice-presidente: Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PL);
3ª vice-presidente: Prefeita de Lages, Carmen Zanotto;
1º tesoureiro: Prefeito de Itá, Clemor Antônio Battisti;
2º tesoureiro: Prefeito de Petrolândia, Rodrigo de Souza;
1ª secretária: Prefeita de Major Vieira, Aline Iarenhuk da Silva;
2º secretário: Prefeito de Caibi, Eder Picoli.
O Conselho Fiscal será composto por:
Prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha;
Prefeito de Itajaí, Robison José Coelho;
Prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori;
Prefeita de Zortéa, Rosane Infeld;
Prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo;
Prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml;
Prefeito de Brusque, André Vechi.