FIESC convoca indústrias exportadoras para debater impactos do tarifaço dos EUA
Primeira reunião aberta do Comitê de Crise será no dia 28 de julho, com lançamento de pesquisa para mapear prejuízos ao setor industrial catarinense

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove na próxima segunda-feira (28), às 13h30, a primeira reunião aberta do Comitê de Crise sobre o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos. O encontro será realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma Zoom, e está com inscrições abertas para todas as indústrias exportadoras do estado interessadas em participar.
A reunião tem como objetivo discutir os efeitos da tarifa de 50% que passará a ser aplicada sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA a partir de 1º de agosto. A medida, anunciada pelo governo norte-americano, acende o alerta para o setor produtivo catarinense, que mantém forte relação comercial com o mercado americano.
Durante o encontro, a FIESC vai lançar uma pesquisa inédita para medir os impactos reais da nova tarifa no setor industrial. Os dados coletados junto aos empresários catarinenses servirão de base para embasar propostas e encaminhamentos da entidade junto a autoridades federais e organismos internacionais.
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, a mobilização das empresas exportadoras é fundamental neste momento.
“A participação na reunião e na pesquisa são essenciais para que todas as perspectivas sejam consideradas, e dados robustos e confiáveis possam embasar as demandas para mitigar os impactos na economia de SC”, destacou.
A iniciativa busca unir esforços em defesa do setor industrial catarinense, criando uma frente propositiva diante de uma crise internacional que pode afetar diretamente a geração de empregos, a competitividade das empresas e a balança comercial do estado.
As inscrições para participar da reunião podem ser feitas online.