Santa Catarina registra crescimento expressivo no tráfego aéreo internacional em 2025
Movimento de passageiros internacionais cresce 62,3% no primeiro semestre e posiciona estado como o terceiro maior hub aéreo do país

O tráfego aéreo internacional de passageiros e cargas segue em ritmo acelerado de crescimento em Santa Catarina. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compilados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o primeiro semestre de 2025 apresentou alta de 66,9% na movimentação de cargas e de 62,3% no número de passageiros, em comparação ao mesmo período de 2024.
Somente pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis passaram 733,3 mil passageiros internacionais entre janeiro e junho deste ano, o que representa 82,4% de todo o movimento registrado ao longo de 2024. Com isso, Santa Catarina mantém a terceira colocação no ranking nacional de movimentação aérea internacional, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A expectativa da SPAF é ultrapassar a marca de 1 milhão de passageiros internacionais até o fim de 2025, número que pode ser alcançado antes do previsto, conforme avalia o secretário da pasta, Beto Martins.
“Temos confiança de que essa meta será superada com o incremento de voos para Lima e principais cidades do Mercosul”, afirmou Beto.
A secretária de Turismo, Catiane Seif, atribui o avanço ao esforço conjunto de promoção turística.
“O crescimento de mais de 62% no fluxo internacional de passageiros demonstra que nossas ações de divulgação e atração de novas rotas estão dando resultado. Santa Catarina se consolida como um destino de relevância global”, destacou Catiane.
No setor de cargas, também houve desempenho expressivo, 3,3 mil toneladas foram movimentadas no Aeroporto de Florianópolis no primeiro semestre, consolidando o terminal como o que mais cresce no Brasil e o terceiro em ritmo de crescimento na América Latina, segundo a concessionária Zurich Airport.
Já a movimentação aérea doméstica em Santa Catarina teve aumento mais modesto, de 2,4% nos primeiros seis meses de 2025, somando 3,5 milhões de passageiros. O Aeroporto de Florianópolis liderou com 1,8 milhão, seguido por Navegantes (1,1 milhão), Chapecó (295,1 mil), Joinville (268,9 mil), Jaguaruna (47,8 mil) e Correia Pinto (3,6 mil). Destaque para Joinville, que registrou o maior crescimento proporcional: 12,8%.