Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

25 prefeitos eleitos não tomaram posse do cargo

Mortes, prisão e embargos da justiça estão entre os motivos

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
03/01/2025, 17:32
Atualizado há 11 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Prefeitos foram eleitos, mas não puderam assumir o cargo (Foto: José Cruz/Agência Brasil)Prefeitos foram eleitos, mas não puderam assumir o cargo (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

No dia 06 de outubro de 2024 os brasileiros foram às urnas para eleger prefeitos, vices e vereadores nos 5.570 municípios do país. Desde o pleito eleitoral, os candidatos eleitos fizeram a prestação de contas, foram diplomados e quase todos tomaram posse no dia 1º de janeiro, exceto em 25 cidades.

Em três municípios os prefeitos eleitos acabaram falecendo antes de assumir o cargo. Os fatos aconteceram nas cidades de Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e Cabreúva (SP), onde em ambos os casos a morte foi por causas naturais. De tal forma, os vice-prefeitos tomaram posse.

Enquanto isso, em Santa Quitéria (CE), o prefeito eleito José Braga Barrozo (PSB) foi preso momentos antes da cerimônia de posse. Ele é suspeito de estar envolvido com uma facção criminosa que supostamente atuou em prol da sua eleição.

Ainda no Ceará, na cidade de Choró, o prefeito Bebeto Queiroz (PSB), também não assumiu por estar sendo investigado e é considerado foragido da justiça. Nos dois casos o presidente da Câmara de Vereadores inicia o ano como prefeito.

Além destes casos, outros mandatários de 20 municípios entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul foram impedidos pela Justiça de assumir o cargo de prefeito.

Relacionadas:

Ouça ao vivo