Rádio Centro Oeste

Governo estuda nova edição do Desenrola Brasil

Ministro Márcio França diz que medida está sendo discutida com a Fazenda e pode beneficiar empresários

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
30/07/2025, 18:27
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Nova edição do programa Desenrola Brasil está em estudo pelo governo (Foto: Reprodução/Internet)Nova edição do programa Desenrola Brasil está em estudo pelo governo (Foto: Reprodução/Internet)

O Governo Federal avalia a criação de uma nova fase do programa Desenrola Brasil, com foco em micro e pequenas empresas que ainda enfrentam dificuldades financeiras. A informação foi dada nesta quarta-feira (30) pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo França, a proposta está sendo discutida com o Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.

“Estamos trabalhando junto com o Ministério da Fazenda. Conversei com o ministro Fernando Haddad recentemente. Claro que esse assunto do tarifaço acabou atrapalhando um pouco a sequência das coisas, mas eles estão pensando em um Desenrola novo, que possa ajudar os empresários que não conseguiram ser contemplados”, afirmou.

Na primeira edição do Desenrola, foram renegociados R$7,5 bilhões em dívidas, totalizando 183 mil operações. Ao todo, 122 mil empresas foram beneficiadas com a regularização de suas pendências financeiras, segundo dados do governo.

Márcio França destacou que, caso a nova etapa do programa seja aprovada, os empresários terão uma oportunidade rara de negociar suas dívidas com descontos expressivos.

“Se sair o novo Desenrola, aproveite. Você vai ao banco, vai a quem você está devendo, seja lá quem for. O desconto é de 90% ou 95%. É uma chance meio que única, difícil acontecer de novo”, ressaltou o ministro.

O programa é uma das apostas do governo federal para estimular a recuperação financeira do setor produtivo de menor porte, especialmente diante dos impactos econômicos recentes e da baixa oferta de crédito para essas empresas. A expectativa é que a nova fase possa ampliar o alcance da política pública e contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios no país.

Relacionadas:

Ouça ao vivo