Taxação dos EUA e programas de incentivo pautam encontro da Facisc no Oeste
Plenária regional destacou desafios internacionais e políticas de estímulo ao setor produtivo em Santa Catarina

Em um momento decisivo para o setor produtivo catarinense, lideranças empresariais e políticas da região Oeste se reuniram em Xaxim para discutir os rumos da economia e alinhar estratégias diante de novos desafios. A sede da ACIAX foi palco, nesta terça-feira (29), da Plenária Regional Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), um espaço de diálogo essencial para fortalecer a representatividade regional e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
O evento reuniu representantes de associações empresariais, autoridades públicas e especialistas, colocando em pauta temas urgentes, como os programas de incentivo ao desenvolvimento econômico em Santa Catarina e os impactos da taxação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que afetam diretamente a economia do Oeste.
A Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP) participou com toda sua equipe, incluindo o presidente Sérgio Mazonetto, que aproveitou a ocasião para entregar um ofício institucional em nome da entidade. Segundo Mazonetto, a presença da ACIP nas plenárias da FACISC é estratégica para fortalecer a representatividade regional.
“O intuito da nossa entidade estar aqui é justamente garantir representatividade nas plenárias da FACISC, trazendo moções de interesse tanto dos nossos associados quanto do município de Pinhalzinho. Hoje tivemos a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, o que reforça ainda mais a importância do evento. No período da tarde, participamos da Conexão FACISC, com todos os nossos colaboradores presentes. Isso é fundamental para a capacitação e a integração entre as entidades”, destacou.
Entre os temas centrais da programação, o desenvolvimento econômico de Santa Catarina foi enfatizado com a apresentação dos programas de incentivo promovidos pelo Governo Estadual, conduzida pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Outro destaque foi a análise da economista Mariana Guedes, do Centro de Inteligência Estratégica (CIE), que detalhou os impactos da nova taxação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e os reflexos diretos na economia do Oeste catarinense.
O prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame, também participou da plenária e reforçou a importância da presença ativa do município em espaços como esse.
“É fundamental estarmos participando, como município, juntamente com o nosso secretário de Desenvolvimento Econômico e com a equipe da ACIP. Momentos como esse demonstram que Pinhalzinho está inserido no processo do movimento empresarial. É muito importante marcar presença e mostrar que Pinhalzinho está ativo e engajado”, afirmou.