Rádio Centro Oeste

Carros populares impulsionam mercado e vendas crescem 14,2% em julho

Fiat Argo se destaca com alta de quase 40%, enquanto VW Polo mantém liderança entre os carros de passeio mais vendidos no país

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
05/08/2025, 12:18
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Polo e Argo lideram as vendas no Brasil (Foto: Quatro Rodas)Polo e Argo lideram as vendas no Brasil (Foto: Quatro Rodas)

O novo programa de “carros populares” do Governo Federal, que entrou em vigor no último dia 11 de julho, já começa a provocar mudanças significativas no setor automotivo. A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos mais acessíveis e com menor impacto ambiental, impulsionou um crescimento de 14,2% no mercado como um todo, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os veículos com motor 1.0, foco central da iniciativa, também mostraram desempenho positivo, com crescimento de 13% em relação a junho e 11,3% na comparação com julho de 2024.

Fiat Argo surpreende e assume a vice-liderança nacional

O destaque do mês ficou por conta do Fiat Argo, que teve um salto impressionante de quase 40% nas vendas. De 7.235 unidades em junho para mais de 10 mil em julho. O modelo, recém-reestilizado, agora ocupa a segunda colocação no ranking dos carros de passeio mais vendidos no país entre janeiro e julho, somando mais de 54 mil unidades, ficando atrás apenas do Volkswagen Polo.

O VW Polo, aliás, também se beneficiou fortemente do pacote de estímulos. O hatch da marca alemã, que teve redução de R$11.410 no preço, cresceu cerca de 10% nas vendas mensais, saltando de 11.492 para quase 13 mil unidades. O Polo é o líder absoluto do segmento em 2025, com mais de 70 mil carros emplacados até julho.

Renault Kwid e Fiat Mobi: o paradoxo dos subcompactos

Entre os modelos mais compactos, a resposta do mercado foi mista. O Fiat Mobi, que recebeu redução de até R$13 mil, viu suas vendas saltarem de 6.347 unidades em junho para 8.099 em julho. Por outro lado, o Renault Kwid, apesar de um desconto ainda maior, de até R$13.400, registrou queda de quase 30% nos emplacamentos, com apenas 3.726 unidades no último mês. Isso, mesmo sendo a versão Zen do Kwid o carro mais barato do Brasil, vendido atualmente por R$67.290.

Onix, HB20 e os efeitos da estratégia por marca

A Chevrolet apostou na isenção do IPI para movimentar os estoques da linha atual do Onix antes da chegada da nova geração. O hatch teve um crescimento de 13% nas vendas, indo de 6.782 para 7.689 unidades. Já o Onix sedã não seguiu o mesmo caminho e teve queda de 11%, com 3.108 unidades vendidas em julho contra 3.494 no mês anterior.

Na Hyundai, o movimento foi oposto: o HB20S sedã, com redução de até R$9 mil, teve alta de 17% nas vendas, enquanto o HB20 hatch, mesmo mais barato, teve queda de 20%, encerrando julho com 5.519 unidades vendidas e ocupando apenas a 12ª posição no ranking nacional.

Relacionadas:

Ouça ao vivo