Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Dividido entre vaias e aplausos, Lula discursa para prefeitos em Brasília

Presidente reafirma que atende gestores independentemente de partidos, mas enfrenta reação mista da plateia

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
20/05/2025, 18:23
Atualizado há cerca de 16 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Foto: CNN)Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Foto: CNN)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com vaias e aplausos ao participar, nesta terça-feira (20), da abertura na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada na capital federal. O evento reuniu cerca de 12 mil gestores públicos, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de todo o país.

Ao subir ao palco para discursar, Lula enfrentou uma recepção dividida, que refletiu a polarização política ainda presente entre os gestores municipais. Durante sua fala, o presidente ressaltou que seu governo tem mantido uma postura institucional ao atender prefeitos e governadores, independentemente de filiação partidária.

“Eu duvido que tenha um prefeito, de qualquer partido político, que um dia possa dizer que ele não foi atendido no governo por causa da sua filiação partidária. Não existe essa possibilidade. Nem de prefeito, nem de governador. Porque eu, quando vou atender um prefeito, um governador, eu não estou atendendo a um representante de um partido, eu estou atendendo a uma pessoa que foi democraticamente eleita para representar os interesses do povo da cidade ou do estado”, declarou o petista, novamente recebido com vaias e aplausos.

Essa não é a primeira vez que Lula enfrenta manifestações mistas em eventos com gestores municipais. Em 2023, durante a edição anterior da Marcha dos Prefeitos, o presidente também foi alvo de reações negativas e positivas por parte da plateia.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é considerada o maior encontro de autoridades locais da América Latina, servindo como espaço de diálogo entre os poderes municipais e o governo federal.

Relacionadas:

Ouça ao vivo