Missão internacional apresenta SC como destino seguro para investimentos
Governador retorna otimista após rodada de reuniões com fundos de investimento

Depois de uma intensa semana de encontros estratégicos nos Estados Unidos, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, retornou ao Brasil com boas expectativas e perspectivas promissoras para o estado. A missão, que passou por Nova York e Washington, teve como objetivo apresentar as vantagens competitivas do estado e atrair novos investimentos internacionais.
“Foram encontros de alto nível, mostrando os números e as oportunidades de Santa Catarina, fazendo o interesse comercial brotar no olhar de cada um0 Foi uma viagem de negócios e de colher futuros negócios, futuros investimentos”, celebrou o governador
SC Day: vitrine do potencial catarinense
O ponto alto da missão aconteceu logo no primeiro dia, durante o SC Day, em Nova York. O evento, promovido pela InvestSC e a Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), com apoio do banco BT, reuniu cerca de 50 empresários, brasileiros e norte-americanos, com atuação global.
Durante o encontro, o governo catarinense apresentou números expressivos de crescimento, benefícios fiscais, infraestrutura logística e oportunidades em parcerias público-privadas (PPPs). Entre os principais ativos ofertados estavam:
- Mirante da Serra do Rio do Rastro
- Zona Portuária de Imbituba
- Rodovia ViaMar, que ligará Joinville ao contorno da Grande Florianópolis
Confiança internacional e novas possibilidades
A agenda seguiu com reuniões em Washington, incluindo um importante encontro com representantes do Banco Mundial. A comitiva catarinense apresentou projetos que podem ser financiados pela instituição, nas áreas de infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária e também na área de proteção e defesa civil.
Segundo Jorginho Mello, as mudanças nas regras de taxação nos Estados Unidos estão levando muitos investidores a repensarem seus negócios – o que abre uma janela de oportunidade para estados como Santa Catarina.
“Tem muito investidor pensando em mudar seus negócios, ou parte deles, e a gente apresentou Santa Catarina como um estado sólido, com segurança jurídica, ambiental e pública. O interesse era visível. Depois das reuniões, os empresários vinham pedir contatos, queriam saber mais sobre os projetos. Isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu o governador.