Rádio Centro Oeste

Vendas do Dia dos Pais devem crescer, mas otimismo não atinge a maioria do comércio

Movimentação deve chegar a R$7,84 bilhões, mas 63% das pequenas e médias empresas não esperam aumento nas vendas

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
07/08/2025, 11:58
Atualizado há cerca de 20 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Dia dos Pais é a quarta data que mais movimenta o comércio (Foto: Reprodução/Internet)Dia dos Pais é a quarta data que mais movimenta o comércio (Foto: Reprodução/Internet)

Com expectativa de movimentar R$7,84 bilhões, o Dia dos Pais em 2025 deve registrar um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior, conforme estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A data se consolida como a quarta mais importante para o comércio nacional, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados em volume de vendas.

Entretanto, o otimismo não é unânime entre os pequenos e médios empresários. Uma pesquisa da Serasa Experian revelou que 63% das pequenas e médias empresas (PMEs) não esperam aumento nas vendas durante o período. Apenas 36% dos empreendedores ouvidos têm expectativa de crescimento nas vendas para a data comemorativa.

Entre as empresas que projetam melhora no desempenho comercial, 62,5% são do setor de Serviços, enquanto 10,2% pertencem ao Atacado e 7,3% atuam na área de Transportes. O perfil regional também chama atenção, mais da metade (57,8%) das empresas ouvidas com perspectiva positiva estão localizadas na região Sudeste, enquanto Nordeste e Sul aparecem empatados com 14,6% cada.

A expectativa de crescimento para o varejo está ancorada, principalmente, em campanhas promocionais, estratégias digitais e no impulso de consumo emocional que costuma acompanhar datas comemorativas. Ainda assim, especialistas apontam que fatores como o endividamento das famílias e a seletividade nos gastos devem influenciar o comportamento do consumidor.

Relacionadas:

Ouça ao vivo